O Observatório das Florestas Públicas contém informações de florestas federais e estaduais que podem ser exploradas por uma série de filtros. Deixamos aqui algumas orientações sobre como navegar no mapa interativo, para que você possa visualizar e compreender os dados da melhor forma possível!
Utilize os botões de zoom (+ e -) localizados no canto inferior direito do mapa para aproximar ou afastar a visualização. Você também pode usar a roda do mouse para controlar o zoom de forma mais precisa.
Para se mover pelo mapa, clique e segure qualquer área do mapa com o botão esquerdo do mouse, depois arraste na direção que deseja explorar.
Clique na seta (<) localizada no canto superior direito da área de filtros para recolher a barra lateral e permitir uma visão mais ampla do mapa, e clique na seta para cima (^) no canto superior direito do card "Entenda" para minimizar o card e dar mais espaço para explorar o mapa.
Selecione entre "Florestas Federais" ou "Florestas Estaduais" para visualizar o tipo de floresta que deseja: as florestas federais são áreas sob a jurisdição do governo federal, enquanto as florestas estaduais são áreas administradas pelos governos estaduais, com cada estado responsável pela gestão e preservação dessas áreas.
Marque a opção "Florestas mais desmatadas no último mês" para ver as áreas mais afetadas pelo desmatamento recente.
Na seção "Veja no mapa", você pode alternar entre diferentes camadas de dados, como "Desmatamento", "Estoque de Carbono", "Biodiversidade", "CAR (Cadastro Ambiental Rural)", e "Mineração". Isso adicionará informações específicas sobre esses temas diretamente no mapa.
Utilize a ferramenta de seleção na barra lateral esquerda para escolher uma área específica no menu "Selecione o recorte territorial". Isso permite que você concentre sua visualização em estados ou regiões de interesse.
Ao clicar em qualquer área do mapa, um modal será aberto com a opção de "Analisar". Clique no botão "Analisar" para atualizar a página com informações detalhadas sobre o local selecionado, incluindo dados de conservação, biodiversidade e outras informações relevantes.
O mapa oferece seis camadas de dados que podem ser explorados, com a possibilidade de selecionar recortes territoriais por estado. São elas:
Temos uma oportunidade histórica: no dia 5 de setembro de 2023, Dia da Amazônia, o Presidente Lula anunciou a reativação de uma Câmara Técnica de Destinação e Regularização Fundiária de Terras Públicas Federais Rurais.
Nosso papel agora é fiscalizar esse fórum público e pressionar pela proteção de todos os 56,5 milhões de hectares de florestas públicas sem destinação na Amazônia.
Fique de olho nas nossas florestas: cadastre-se ao lado e receba as últimas notícias relacionadas à destinação de terras públicas e anúncios feitos pela Câmara Técnica do Governo Federal.